top of page

Quais os exercícios que mais estimulam a orientação do DV?🥅⛳️🥊🥋🎽🛹🛼⛸️🎿⛷️🏋🏼‍♀️🏋🏼‍♂️🤼‍♂️🤸🏽⛹🏾‍♀️🏄🏾🚴🏻‍♀️🚴🏿‍♂️🚣🏼‍♂️🧗🏽🏊🏻‍♂️🧘🏽‍♀️

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 18 de ago.
  • 2 min de leitura
É importante saber quais os exercícios que mais estimulam a orientação do DV.
É importante saber quais os exercícios que mais estimulam a orientação do DV.

“A prática de atividade física pode ser uma pequena parte do seu dia transformada em vida.“ (João Ricardo Mesquita de Lima)



Não é novidade que se exercitar é fundamental. O corpo e a mente agradecem!

Por isto, neste mês, trago sugestões de atividades e movimentos que estimulam e trabalham a sustentação, o equilíbrio e a mobilidade do corpo, quesitos imprescindíveis pra quem não enxerga.

Claro que estas dicas podem ser seguidas por qualquer pessoa, já que, os benefícios trazidos por elas não são exclusividade do DV. O fato é que quem não enxerga precisa potencializar tudo o que se refere à coordenação motora e à consciência corporal, pois, usar a bengala, caminhar e prestar atenção no que está ao redor exige energia, segurança e autoconfiança.

Então, partiu se aventurar e se mexer com esta lista preciosa, testada e aprovada por mim, que faz uma diferença positiva imensa no processo de autonomia do DV! Segue aqui!☺️😊😉

“…. Depois, essa lengalenga toda recomeça, puxa vida, a hora é essa, vivo na ponta dos pés….”


Exercícios de Equilíbrio: equilibrar o peso do corpo, os movimentos, a bengala ou qualquer outra coisa que estamos segurando com as pistas sonoras, olfativas e táteis presentes no caminho percorrido é questão de sobrevivência. Pode parecer fácil, automático, mas, se pra quem é vidente, às vezes, já gera uma pequena confusão, imagina pra quem não tem visão! Socorro!😖😫😢!

Por este motivo, fazer exercícios que promovem equilíbrio é mais que necessário. Unir as pernas e os pés em meia ponta, de pé, bem eretos, com o quadril e o abdômen contraídos e encaixados, com os braços acima da cabeça, como se quisesse encostar no teto, contando até 10, repetindo o processo por três vezes; ficar de pé, apoiado em uma perna, colocando o pé da outra perna atrás do joelho que está esticado, fazendo um “número quatro”, esticando os braços, também, acima da cabeça, encaixando sempre o quadril e o abdômen, contando até 10 alternando a perna de base, repetindo três vezes cada perna; ou ficar de pé, com uma das pernas esticada, tirando a outra perna do chão, deixando-a no ar, também esticada, trocando pra outra perna, contando até 10 em cada troca, não esquecendo, também, de encaixar e contrair o abdômen e o quadril, são alguns movimentos que estimulam a concentração, o equilíbrio e a precisão dos passos na hora de caminhar e de misturar as várias informações que este momento traz.

Claro que é sempre bom consultar um profissional de educação física para esclarecer dúvidas e pedir orientação sobre qualquer atividade, para que ela seja realizada de forma correta e sem riscos de lesões. Assistir a vídeos e aulas para conhecer melhor ou buscar novos movimentos também vale.

Assim, na medida em que os exercícios forem ficando mais fáceis, exigindo um pouco mais de esforço, a segurança e a confiança ficam maiores para aumentar o tempo das séries e a dificuldade das execuções. Aí, é só se preparar pra ver resultados valiosos e de sucesso em cada passo. Bora equilibrar, minha gente!🙂‍↔️😣🤩

Comentários


bottom of page