Como melhorar a capacidade de localização?
- Camila Monteiro
- há 33 minutos
- 2 min de leitura
“…. Ainda leva uma cara, pra gente poder dar risada, assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade….”

Mobilidade e senso de direção: pra mim, estes são os exercícios mais relevantes que devem ser feitos por quem não enxerga. Saber se localizar e se movimentar conforme o fluxo são aptidões fáceis e práticas pra quem é vidente, mas, pra quem é DV, tornam-se complexas, exigindo muito mais concentração e treinamento.
Parte deste treinamento deve incluir exercícios com mudança de direção, já que estimulam não só a melhora da habilidade de se localizar, mas também a utilização dos outros sentidos, os quais substituem a visão. Caminhadas rápidas pra frente e pra trás, ou para os lados, com os joelhos dobrados, encaixando e contraindo quadril e abdômen, alternando quatro passos pra frente e quatro pra trás ou quatro pra direita e quatro pra esquerda, 10 vezes, completando uma vez quando as duas direções forem feitas é uma boa opção de atividade.
Outra é deslocamentos pras diagonais, abrindo a perna direita pra diagonal direita fechando a esquerda depois abrindo a esquerda em direção à diagonal esquerda fechando a direita. Este “ abre e fecha“ deve ser feito mais rápido, sempre cuidando para virar o corpo na direção em que as pernas estão indo. Também pode ser executado quatro vezes se deslocando pras diagonais da frente e quatro vezes se deslocando pras diagonais de trás, completando uma vez a cada direita/esquerda.
Este exercício contribui muito para uma maior e melhor mobilidade, além de estimular a coordenação motora. Independentemente de onde se faça o treino, na academia, em casa ou ao ar livre, é sempre essencial conversar com os profissionais de educação física, pedindo atividades que contribuam para a autonomia. Assim, a frequência da prática de exercícios vai fazer parte da tua vida de uma maneira bem mais automática e prazerosa, além de te proporcionar mais segurança no dia a dia. Então, partiu se mexer, meus queridos!
Comentários