“…. Só ando sozinho e no meu caminho o tempo é cada vez menor….”
- Camila Monteiro
- 22 de mar. de 2024
- 3 min de leitura

A realidade , às vezes, dói! O motivo? Simples: o teu corpo não vai acompanhar a tua mente, DV querido! Então, te acostuma com isto: Mente rápida e corpo lento.😞🦉🦅🐌🐆🐢!
É fundamental entender que a nossa cabeça vai pensar e achar soluções pra qualquer obstáculo muito antes do que o nosso corpo. Por esta razão, defendo os treinamentos com a bengala e dos demais sentidos: quanto maior for a nossa preparação, o nosso “ensaio”, maior vai ser a nossa tendência em associar tudo isto com o nosso corpo, o nosso movimento, principalmente em uma situação de emergência, que exige rapidez total.
Atravessar uma rua mais rapidamente, se afastar de situações de risco, como brigas, locais com muita agitação e muita gente, espaços em obras ou interditados por algum motivo, são exemplos de como precisamos equilibrar estas duas coisas. Não é opção, é necessidade!
O mais difícil neste processo é assimilar este fato, porque, quando perdemos a visão gradualmente, é irritante e devastador perceber que tua mente, teu raciocínio continuam fervilhando e correndo e teu “corpitcho” não responde à altura. Ações simples e corriqueiras como caminhar, procurar e pegar objetos, cumprimentar pessoas, chegar em lugares e compromissos diversos, escrever ou digitar algo, cozinhar, limpar e arrumar a casa, ler e pesquisar informações, são cansativas, exigem paciência e concentração. É claro que, com o tempo, tudo fica mais fácil e menos pesado, mas, mesmo assim, demanda energia e mais tempo do que o de costume pra quem enxerga.
Unir coordenação motora e foco com o raciocínio é imprescindível e é exatamente por isto que estas atividades são tão penosas: para caminhar, temos que utilizar a bengala. Para inseri-la no movimento, precisamos sincronizar o ritmo das nossas pernas com o dos nossos braços, além de conduzir a bengala da forma correta. Nas coisas que envolvem mais os olhos, como procurar por algo, cumprimentar alguém e chegar nos lugares devemos acionar nossos outros sentidos para identificar quem está por perto e possíveis obstáculos, conhecer e reconhecer o local, cuidar para não derrubar outras coisas enquanto procuramos pelo que queremos. Nas atividades caseiras, é necessário recorrermos à memória, nos concentrar e descobrir formas mais funcionais para sermos autônomos ao máximo e atingirmos um bom resultado. Quanto à leitura, escrita e pesquisa precisamos conciliar a tecnologia com o raciocínio, o que é bem cansativo e surpreendente, já que associamos os benefícios da acessibilidade e da inteligência artificial com praticidade. Isto é uma verdade, porém, o que não sabemos é que, para chegarmos no patamar do prático e do fácil da tecnologia, precisamos estar 1000 % atentos, concentrados no que estamos pensando, fazendo e ouvindo. São muitas informações em pouco tempo! Só pros fortes!💪🏼💪🏼😜!
Mesmo sendo difícil e demorado, é possível ter este entendimento e lidar com isto, sem estresse, sem lamentações, apesar de que, certamente, teremos momentos de baixo astral, por isto ou por qualquer outro motivo, como qualquer outra pessoa, afinal, somos humanos. O importante é encarar esta realidade e seguir em frente, trabalhando a tua aceitação e entendendo que isto não te faz menos do que ninguém. É uma característica tua, sem possibilidade de escolha e de mudança, porém, passível de aperfeiçoamento, de melhora.
Então, busca controlar a tua ansiedade e angústia praticando ações que vão te ajudar a enfrentar o cotidiano, elevar a tua autoestima e a tua autoaceitação para que, assim, tu consiga o máximo de independência possível com segurança e confiança.😜 #DeficiênciaVisual #SuperandoDesafios #Adaptação #Independência #Autoaceitação
Komentáře