“…. Mexe mexe pro lado, mexe mexe pro outro….”🤼♂️🤼♀️🛹⛷️🏄🏾🏊🏻♀️🧘🏽♀️⛸️🥋🏋🏿🚶🏼♂️💃🏻🕺
- Camila Monteiro
- 8 de dez. de 2023
- 3 min de leitura

Último mês do ano, verão chegando, e, por isso, pensei em trazer dicas de exercícios que podemos fazer sem a preocupação de deslocamento, O que, pra quem é DV, é tenso e até inseguro, dependendo do tipo de movimento que a gente precisa fazer e de onde a gente precisa ir pra se exercitar. Praças e lugares ao ar livre, por exemplo, acabam não sendo tão acessíveis quanto precisamos: buracos no meio das calçadas e gramas, pedras das calçadas mal cuidadas, fios de alta tensão soltos e lixos jogados no chão são obstáculos bem comuns que encontramos no meio do nosso caminho que tornam o momento do exercício algo perigoso e cheio de preocupação.
Academias e clubes, às vezes, não despertam nosso interesse pois, além de nos expormos, ficamos sempre dependentes dos instrutores e atendentes destes espaços, fazendo esta hora ser chata e desestimulante. Então, montei uma lista com quatro exercícios sem a necessidade de deslocamento, ou seja, podemos fazê-los exatamente como se estivéssemos nos deslocando, porém, o que prevalece é só o exercício ou o mínimo de deslocamento. Inclusive, tu pode dar uma olhada no meu vídeo do canal sobre como eu faço os meus exercícios…. O link está logo abaixo e também traz sugestões de treinos que a gente pode fazer no conforto do nosso lar, sem a preocupação de lidar com as surpresas da natureza e de locais que estão sempre trocando os aparelhos de lugar!😅🙂😠😢!
Bora pra lista!
“ você não sabe o quanto eu caminhei, pra chegar até aqui….”
Confesso pra vocês que caminhar nunca foi uma atividade física que me despertasse interesse. Quando eu comecei a perder a visão, então, ela ficou ainda mais fora de cogitação porque, ao ar livre, as praças perto da minha casa eram, e ainda são, bem inacessíveis, e, só de pensar em esteira dentro de academia me dava arrepios e tédio…. Sempre gostei muito de fazer exercícios, mas a caminhada nunca foi um deles…. Até agora!😶😨😰! Além de fazer muito bem pro coração e para os pulmões, é excelente na queima de calorias, equilíbrio, mobilidade e coordenação motora. Senti a necessidade, principalmente, por perder a prática de caminhar no dia dia, o que eu fazia com mais frequência antes da pandemia.
Quem é DV e, depois de boa parte da vida caminhando de forma independente, sem nenhum recurso, precisou anexar a bengala a sua realidade, sabe que o ato de caminhar precisa ser aprendido de uma outra forma. Temos que coordenar os nossos passos com o uso da bengala, o que exige treinamento e muito esforço. e, mesmo já estando acostumados ou acompanhados com outras pessoas, sentimos um pouco de insegurança e instabilidade nos passos. Diante disso, comecei a fazer somente esteira na academia, continuando com a minha sequência de exercícios que sempre fiz em casa, tanto localizados quanto aeróbicos, e falo que faz muita diferença: maior disposição, mais segurança, bem menor retenção de líquido e mobilidade mais rápida.
E, quanto ao tédio, resolvi com a leitura durante o exercício. Fico no aparelho de 45 a 50 minutos de três a quatro vezes por semana e quase nem sinto o tempo passar. Fico super entretida nas histórias dos meus livros! Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados pois a esteira pode ser perigosa: A primeira dica é conversar com os instrutores da academia pra que eles saibam da tua condição e fiquem atentos as tuas necessidades. Pede ajuda deles ou de alguém próximo pra te explicar quais as funções existentes no painel do aparelho: onde liga, onde aumenta e diminui a velocidade E outros recursos como a inclinação, por exemplo, que imita a subida em lombas (ladeiras).
Além disso, saiba onde pode colocar a garrafa da água e a toalha. Quanto à água, sugiro que tenha uma garrafinha tipo “squeeze”. Aquele tipo de garrafa que a gente não precisa tirar a tampa para beber: é só puxar a ponta da garrafa e mirar na boca. Falo isso porque pode ser bem perigoso pra uma pessoa que não tem muita coordenação ou que não está acostumada com a esteira: pegar uma garrafinha e ter que girar a tampa toda hora pra abrir e fechar exige que a gente largue um dos apoios de segurança durante a caminhada, o que pode causar quedas ou desequilíbrios.
Caso tu prefira ter a tua própria esteira pra caminhar na tranquilidade do teu lar, pede orientação pros vendedores e não deixa de fazer um teste. Assim, tu vai te sentir mais seguro e vai usar o equipamento com mais tranquilidade.Então gente, a caminhada é um belo exercício que causa um bem estar tremendo após a sua execução, que passei a fazer e a defender…. Partiu caminhada!🚶🏻
コメント