top of page

…. Vem, me dê a mão, A gente agora já não tinha medo ….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 22 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Homem jovem com óculos de realidade virtual , uma facilidade só para quem enxerga.
O mundo dos games deve estar mais acessível para todos

Pra quem está se perguntando: “tá, Camila…. O que mais este tal de Eternal Legend tem para nos oferecer de interessante?”. Primeiro, eu te digo que precisa prestar atenção no primeiro texto do mês, queridinho! Quando apresentei o projeto, listei todas as ferramentas que ele oferece! É só voltar lá e refrescar a tua memória!🤔🤪😛🤣! E, Segundo, te pergunto: quer ter uma boa lista de jogos com acessibilidade, na tua mão, a qualquer momento e em qualquer lugar? Basta baixar o aplicativo Eternal Legend e seu desejo será alcançado, DV gamer!🧞‍♂️🧞‍♀️!

Com o app disponível, É só aproveitar! Na tela inicial, além da gente já encontrar o último vídeo do Canal e o link que te conduz a todo o conteúdo postado lá, nos deparamos com o site e todos os meios de contato do projeto, o que concentra todas as informações em uma só tela. Baita mão na roda, né?

No menu, tem uma lista com mais de 160 jogos que, quem é DV, também pode jogar. E o mais legal disso é que a gente pode e deve interagir com o aplicativo…. É só preencher o formulário do Google, também encontrado no menu, anexar o link do jogo que quer compartilhar e enviar por ali mesmo. O pessoal recebe e disponibiliza na lista! Aí, tu escolhe o jogo, faz o download e te diverte…. Simples assim! É importante frisar que a maioria das acessibilidades existentes é “acidental”, isto é, aconteceu porque o leitor de tela, recurso utilizado por quem não enxerga, é compatível com a interface do jogo.

Se não fosse por isto, o número de jogos acessíveis pro DV seria ainda menor. Isto é inadmissível, visto que, não é nada difícil disponibilizar esta acessibilidade, de propósito…. O motivo? Duas bibliotecas poderiam ser inseridas nos códigos dos jogos para permitir mais leitura em audio. A “Talk” e a “UI”, a Unity Interface, são facilitadoras simples e que dependem muito mais de interesse e iniciativa por parte dos desenvolvedores de jogos do que qualquer outra coisa. No site da eternal Legend, é possível encontrar os detalhes necessários para a utilização destes recursos. Então, é só acionar a empatia, o respeito e agir em prol de quem precisa, entenderam queridos?

Apesar de o ideal ser uma acessibilidade intencional, realmente pensada para as pessoas com deficiência, não podemos deixar de reconhecer a relevância da existência disso. Afinal, melhor termos um mínimo do que nada, certo? E, como pensar e praticar a acessibilidade é exatamente o que o Eternal Legend faz, registro aqui a maior evidência disto: graças à determinação e ao empenho dos integrantes, alguns Estúdios de Desenvolvedores acessibilizaram seus jogos, acatando as reivindicações e a orientação de quem, de fato, precisa desta acessibilidade.

Jogos como Fantasy Story II, Duel Fantasy, Green Quest I e II, Endless Tales são alguns exemplos do alcance deste projeto. Legal, né? E este trabalho fantástico continuará sendo necessário pro público DV, pois, mesmo que os estúdios insiram acessibilidade no seus códigos, muitos detalhes dos jogos ficarão de fora por serem impossíveis de ler por áudio. Logo, reunir e compartilhar os jogos acessíveis são ações essenciais que permitem transformar o que é visual em algo perceptível pra quem não enxerga. 👍🏼💪🏼😯🫢😣.

O app é gratuito, e, infelizmente, está disponível somente pro Sistema Operacional Android. Quem tem iPhone vai ter que esperar, ou então, melhor, tentar mudar esta realidade junto à Apple, já que, pra um aplicativo ser aprovado pela marca é preciso ter um um MacBook e pagar $ 99 (dólares) por ano pela Conta de Desenvolvedor. Além disso, A empresa demora sete dias pra analisar e tempo indeterminado e, normalmente, bem grande pra passar pela análise e avaliação humanas.🤨😞😟😢😱.

Se movimentar pra fazer com que os direitos da Pessoa com deficiência sejam atendidos é, principalmente, dever e função da própria pessoa com deficiência. De nada adianta reclamar e ficar parado diante da falta de acessibilidade, até porque, quem sofre com esta triste realidade é que tem mais propriedade pra falar do que é necessário mudar, não é mesmo? Vamos seguir o exemplo deste projeto que é a prova viva de que ir atrás de melhorias e “fazer um barulho” em nosso favor só traz benefícios e provoca a verdadeira inclusão. Partiu baixar o app eternal Legend e fazer parte desta luta!😏😏🥺😙!

 
 
 

Comentários


bottom of page