top of page

Tu viu? Eu, não!😳🤪🤨🧐

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 2 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Mulher cortando vegetais e gravando programa de cozinha em frente à câmera.
Mulher cortando vegetais e gravando programa de cozinha em frente à câmera.

Pois é, gente! Pra aproveitar o último mês do ano, resolvi falar sobre 5 coisas que, apesar de estarem ao alcance de todos nós através dos veículos de mídia, diariamente, não são acessíveis pra quem é DV. Pensei em encerrar 2021 trazendo pro Blog este protesto, acompanhado de sugestões pra atendê-lo, pois, só conseguimos enfrentar e solucionar os problemas quando falamos sobre eles….

Vou abordar ítens bem comuns e que, às vezes, até apresentam uma acessibilidade moderada, dependendo de quem os apresenta e da mídia que os mostra, mas que, mesmo assim, devem ser repensados e reformulados pra que, tanto quem enxerga quanto quem não enxerga, possa, realmente, ter acesso qualificado a tudo o que eles nos informam. E tu, seja profissional da área de qualquer mídia ou, simplesmente vidente, sugiro que assistam a esses 5 conteúdos de olhos fechados….😫😕. Desta forma, vocês entenderão porque quem é DV passa trabalho nessas questões! 🤩😏😣😗


“Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo….”


Sou apaixonada por cozinha e cozinhar é terapêutico, pra mim…. Acredito que, a comida, é amor e união e, por isto, amo tudo o que se conecta com este assunto. Porém, quando assisto à receitas, ou na TV ou em Canais do YouTube, percebo que, quem é DV, fica em grande desvantagem por causa da falta da audiodescrição bem específica por quem as narra. Falas do tipo: “a gente põe mais ou menos isto de açúcar”, “a carne tem que ficar assim”, “põe esta quantidade de água”, “vai controlando pelo olho” são expressões inúteis pra quem não enxerga, meus queridos….😞😭😳.

É fundamental que estas informações sejam passadas de forma bem específica: “a gente põe 2 punhados de açúcar”, “a carne deve fritar ou assar por completo”, “a água deve preencher o fundo ou a metade da panela”, deixar 30min no forno ou cozinhar por 10min, mais ou menos. Aí, prova ou insere uma faca ou colher pra controlar o ponto”, pois, assim, o DV entende bem. Além disso, é imprescindível que tudo o que é apresentado em fração ou peso, ou nas receitas em formato de texto ou nas de vídeo, seja também mostrado de maneira mais simples, já que nem todo mundo possui balança na cozinha nem 100% de segurança ao fracionar.

Descrições do tipo: “3/4 de farinha ou pouco mais da metade de 1 xícara”, “300g de cebola ou 3 cebolas grandes”, “500ml de vinho branco ou 1 garrafinha de água sem ou com gás” nos ajudam a “traduzir” aquilo que não enxergamos e não sabemos, obrigada!😁👏. Uma dica que facilita bastante a nossa vida na hora de cozinhar é ter recipientes equivalentes às medidas e aos pesos que tu mais precisa, como copos de requeijão ou vidros de geléia, por exemplo, porque daí não tem erro. Tudo isso é fácil e não exige grandes adaptações de tempo nas filmagens ou nos espaços pra escrita, só ajuda a acessibilizar esse momento tão gostoso!

Bora se empenhar e lutar pelos DV’s, galera da cozinha!🤗😗

Comments


bottom of page