top of page

“…. Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, sou eu assim sem você….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 12 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

Pai aponta algo para a filha que sorri. Os dois estão deitados e encostados em uma árvore
"O milagre da cela 7"é um filme emocinante de um pai e um homem puro que é preso mesmo sendo inocente

“O Milagre da Cela 7”, de 2018, é o componente mais fofo da lista de filmes que indico este mês. Conta a história do pastor de ovelhas Memo, um homem simples e feliz que vive com a filha Ova e a avó numa vila na costa da Turquia. Um dia, a filha do comandante brinca de uma maneira arriscada e, mesmo sendo alertada por Memo, única testemunha do perigo, sofre um acidente e morre. Por ter Deficiência Mental e ser visto como uma ameaça pela alta sociedade da vila, incluindo o poderoso comandante, Memo é preso e condenado à morte pelo “suposto” assassinato da menina.

Enquanto aguarda sua execução, Memo conquista a amizade de seus parceiros de cela e dos guardas, mostrando através da sua pureza, e honestidade, que é inocente. A partir disto, todos se unem pra tentar reverter a sentença e a lutar pela liberdade de Memo. O filme aborda temas polêmicos e relevantes, como corrupção e guerra de interesses e de poder no Poder Judiciário, a solidariedade entre os presos e a bondade que, mesmo sendo difícil de acreditar, todos possuem e a qualidade do Sistema Prisional, o que o faz ser inteligente e de cunho social.

Além disto, o amor incondicional entre pai e filha, a admiração e empatia entre pessoas, normalmente, invisíveis pra sociedade e a fé em si mesmo e na vida são questões vivas durante o longa. Com as delicadas e maravilhosas atuações de Aras Bulut Iynemli, que interpreta Memo, e a Nisa Sofiya Aksongur, que interpreta a Ova, tá em cartaz na Netflix e Amazon, porém, tu, DV, pode acessar a audiodescrição em turco, o áudio original. Se tu sabe a língua, vai firme, mas, se tu não sabe, aciona a modalidade dublada. Também tá disponível na TV aberta e é só acessar a acessibilidade e terá o serviço em português. Bora assistir e, urgente: providenciar audiodescrição na nossa língua pra uma inclusão verdadeira dos DV’s, queridos Apps de TV e TV’s à cabo? Obrigada!😟😡!


A propósito, já te inscreveu no meu Canal do Youtube? Confere clicando abaixo no meu último vídeo e saiba: COMO SER UM CIDADÃO DA ACESSIBILIDADE?


Comments


bottom of page