“…. Não há sensação melhor, não há. Sinto estar perdida e salva….”
- Camila Monteiro
- 19 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Ai, genteeee! Este é o meu preferido da lista: A Garota Dinamarquesa, de 2015. O filme conta a história da 1ª mulher transsexual da Dinamarca e o caminho árduo, conflituoso, mas repleto de amor, compreensão e aceitação até conseguir ser, plenamente, quem sempre foi. Tudo começa com uma brincadeira: nos anos 1920, o casal de Pintores Einar e Gerda Weneger destaca-se em Copenhague por, respectivamente, pintar cenas da natureza e pessoas. Quando a modelo que Gerda usaria pra montar sua próxima tela não aparece no estúdio, ela pede a seu marido que se vista como uma mulher pra que ela possa construir sua obra. É aí que Lili Elbe vem à tona, o que torna-se cada vez mais frequente e impossível de deter.
Apesar do sofrimento e medo diante desta realidade tão complexa para os dois e, ao mesmo tempo, libertadora pra Lili, Gerda apóia, acompanha e ama toda a transformação de Einar em Lili, o que faz a gente ver que, quando amamos alguém, de verdade, aceitamos este alguém como ele é, o deixamos livre e, principalmente, desejamos sua felicidade. A verdadeira Lili Elbe faleceu aos 48 anos, em 1931, 3 meses após ter feito um transplante de útero, devido a uma grave infecção, que causou uma parada cardíaca. O longa foi baseado na Biografia de Lili, escrita por David Ebershoff.
Eddie Redmayne dá show de interpretação ao mostrar Einar e Lili com muita sensibilidade e veracidade, recebendo indicações ao Oscar e Globo de Ouro de Melhor Ator. A maravilhosa e profunda atuação de Alicia Vikander lhe deu as indicações e conquistas de ambos os troféus como Melhor Atriz Coadjuvante. Diante de tanto brilho e reflexão, não tem como não assistir, né? Amazon ou Claro NetTV, o que vale é acionar o controle, meus queridos!😌😄😗😜
Aproveita e te liga na minha primeira série do Canal do Youtube sobre a deficiência visual em viagens. Tem uma série de experiências que eu te conto lá, além de dicas valiosas para as tuas próximas viagens. Serão um total de 8 episódios. O primeiro é parte 1 de Como Deficiente Físico aproveita hotéis.
Comentarios