top of page

“Vamos fugir deste lugar, vamos fugir….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 13 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

Uma placa de de saída de emergencia
Conhecer as saídas de emergência é essencial para uma vida segura e independente para pessoas com deficiência visual. A apropriação do espaço traz tranquilidade e confiança.

Saídas de emergência servem pra ser, pelo menos, conhecidas…. Óbvio que torcemos pra não usá-las, mas, devemos ficar atentos à localização. Nós, DV’s, mais do que os videntes, precisamos saber onde ficam e como chegar até elas, já que, pra nós de nada adianta a sua identificação colorida e iluminada nem seu caminho indicado com luz negra!😜😕😰🤡🧯🪔🔦💡!

Quando for ao cinema, danceteria ou bar, shopping ou qualquer local fechado, sugiro que tu te aproprie do espaço. Assim, tu saberá como acessar, te sentirá mais seguro e ganhará tempo pra pedir ajuda. Sei que repito isto sempre, mas, não tem outro jeito: apropriação deve ser o mantra do DV!🧎🏾‍♀️🧎🏻‍♂️! Caso tu esteja em uma festa em uma danceteria ou em um bar, fica próximo a uma destas saídas…. Ou, pelo menos, tu te ligue sobre o caminho a seguir….

Sei que, às vezes, estes lugares são bem pequenos e alguns nem têm saídas de emergência, e, por isto, nos passam a ideia de que este “excesso” de precaução é neurótico e desnecessário, porém, quem é DV tem o dever de ter cuidado dobrado! Não é ser negativo, paranóico ou compulsivo por segurança…. É, apenas, ser racional, sabendo que, por não enxergarmos, já saímos perdendo quando uma urgência é solucionada por indicações somente visuais.

Logo, conhecer, minimamente, o ambiente é inteligente, libertador e o meio que traz tranquilidade e segurança pra quem não enxerga! Bora estudar antes de sair e quando chegar ao destino, DV querido! Assim, tu curte o momento com mais leveza!😙🫣😏🤩! #ApropriaçãoDoEspaço #SegurançaParaDV #ConhecimentoDoAmbiente

Comments


bottom of page