“…. Palavras, palavras, apenas palavras…. Palavras, palavras ao vento….”
- Camila Monteiro
- 19 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Sabe aquela velha e boa dica de ficar quieto se não sabe o que falar? Pois é! Ela é muito útil pra quem acha que sempre precisa dizer algo “bonitinho” pra pessoa com deficiência, como se isto fosse sinônimo de educação ou gentileza…. Mas, não é, ok? Muito pelo contrário, meus queridos: os comentários solidários são desagradáveis e, principalmente, desnecessários!🙄🤫!
E é por isto que eles são a 3a causa de irritação pra mim…. Exemplos: estava eu esperando pela liberação da sala do cinema, com minha pipoca na mão, quando a moça que me conduzia até lá diz “que legal que tu vem no cinema, né? Afinal, pessoa cega é como qualquer pessoa normal”. Ai, Senhor! Sempre me achei normal, mas tudo bem! E o que ou quem é normal, a propósito?😡😖.
Outro fato foi quando eu estava comprando um presente e a vendedora me levou até a saída, me agradecendo e dizendo “ai, te adorei! E continua assim, pra cima, porque todos têm defeitos. Eu também sou toda errada.” Nossaaaaaaa! Esta foi boa! Seria melhor não ter ouvido esta mini palestra motivacional, mas ok….🙃😛☹️.
Uma coisa que sempre escuto é “não sei se ela sabe assinar….”, sendo que estou na frente do ser, mas, como, às vezes, as pessoas acham que eu mordo, não perguntam pra mim, e sim, pra quem tá comigo! Deprimente, não? Se perguntasse pra mim, eu responderia “graças a Deus, querido, sou alfabetizada, logo, sei e consigo assinar.” 😄😱😶.
Então, gente, parou com essa ideia de que as pessoas com deficiência precisam e esperam esse tipo de consolo porque não é verdade! Nossas deficiências exigem cuidado e empatia, porém, não cobram elogios e palavras de incentivo. Não somos frágeis ao extremo nem vivemos em constante depressão profunda, e, muito menos consideramos alguém que nos trata com respeito e cordialidade, sem adulação e floreios, uma pessoa mal educada ou insensível. 🤪😕😯.
Somos legais, agradáveis e, assim como tu aí, leitor, PCD ou não, merecedores de espontaneidade, consideração e, porrrrr favorrrrrr, da não “forçação” de barra!😃🥺😤. Nossos nervos agradecem!😣😚
Comentários