top of page

O que está por trás destas pérolas da TV?📺

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 18 de jul.
  • 3 min de leitura

o garoto chamado Nathan, personagem interpretado por Lewis Arnold, está sentado à mesa. Veste jaqueta azul e camiseta clara, com expressão calma e leve sorriso. Na mesa, um copo descartável. Ambiente é uma sala simples, pouco iluminada, com estante de livros ao fundo.
Nathan, personagem da série "Adolescente" do Netflix. Foto: reprodução Netflix

Neste mês, trago dicas de séries e filmes que geram muita reflexão e trazem mensagens muito importantes sobre família, preconceito, quebra de padrões sociais, amizade e esgotamento físico e emocional.

Em meio a tanta futilidade e conteúdos vazios presentes no quesito entretenimento, é um alívio e uma felicidade podermos nos deparar com estas maravilhas. Transbordando inteligência, emoção e criatividade, estes títulos abordam assuntos já conhecidos e já vistos, milhares e milhares de vezes, de maneira diferente, mesclando drama e comédia com complexidade e sarcasmo. Isto faz com que a nossa atenção fique presa nas histórias o tempo todo, tentando prever os finais e, ao mesmo tempo, não querendo que eles cheguem.🙃😩😆!


Então, que tal parar com o falatório e ir direto para a lista? Segue aqui!😁☺️!


“…. Por que você me deixa tão solto? Por que você Não cola em mim? Tô me sentindo muito sozinho….”


Série Adolescência, Netflix, 2025.


Não poderia começar com outro nome. Na minha humilde opinião, todos nós deveríamos assistir a esta série. Tendo ou não adolescentes em casa, trabalhando ou não com adolescentes, esta série é um reflexo da geração atual e das novas gerações. É fundamental saber como é a dinâmica de suas vidas, seus interesses, seus assuntos, a que grupos pertencem e a que grupos gostariam de pertencer, tanto pessoalmente quanto virtualmente. Claro que, quando falamos em gerações, estamos falando de pessoas, e cada pessoa é um indivíduo. Este indivíduo tem seus próprios gostos e a sua própria personalidade, mas, sem dúvida, existe uma conexão com a geração a qual pertence. E é aqui que está a importância de sabermos como as gerações atuais pensam e quais as perspectivas das gerações futuras. Mas, vamos à história da série:

Jamie Miller, um adolescente de 13 anos, mora com os pais e a irmã mais velha, em Londres. A família é muito bem estruturada tanto financeira quanto emocionalmente, até que, em uma manhã, a polícia invade a casa prendendo Jamie como principal suspeito do assassinato de uma menina, colega dele de escola, cujo corpo foi encontrado na noite anterior.

Como ele é menor de idade, quem o acompanha durante os interrogatórios até a liberação do advogado é o seu pai, que, na medida em que o tempo passa, fica cada vez mais dividido entre a inocência do filho e a clareza das evidências que mostram o contrário.

O elenco brilha e não deixa nada a desejar: Owen Cooper, como Jamie, Stephen Graham, como o pai de Jamie, Ed Miller, Kristen Tremarco, como Manda Miller, mãe do adolescente e Erin Doherty, como Brionne Hariston, a psicóloga encarregada de avaliar Jamie para a justiça, são alguns dos nomes que dão show de talento.

A série tem quatro episódios e, apesar de não ser leve, é cheia de suspense e de detalhes que fazem a gente ficar o tempo todo grudado na história. Temas como paternidade, maternidade, família, perdão, culpa, redes sociais e bullying são expostos de maneira extremamente inteligente e verdadeira, sem nenhum tipo de parcialidade, mostrando os lados de todos os envolvidos: pais, adolescentes, profissionais da justiça e da saúde mental.

Uma baita dica pra assistir junto com os adolescentes, seja no trabalho ou em casa, ou somente por curiosidade. O negócio, aqui, é assistir de qualquer maneira, pois, informação, empatia e atenção com as novas gerações são atitudes que só trazem benefícios pra todo mundo.😄😚!

Partiu maratonar esta beleza!😜

Comentários


bottom of page