São tantas emoções….”😱🤣😌🤨🙂😛😟😖😍🙃😕😩🤫😰😳🤬😓🤔😨😭😣🙄!
- Camila Monteiro

- 16 de ago. de 2024
- 3 min de leitura

Em homenagem ao fantástico filme “Divertida Mente 2”, dedico o mês de agosto às emoções! Vou compartilhar em cada post quais as situações, vividas pelos DV’s, que mais despertam a emoção apresentada abaixo de cada título.
é irônico como o fato de não enxergar transforma a ocasiões mais simples do cotidiano, como comer e ir a uma janta na casa de amigos, por exemplo, em algo complexo e tenso. sem falar em toda a logística que precisa ser montada para deslocamentos, na constante sensação de dependência e na ininterrupta necessidade de estar sempre alerta, atento a tudo.
Entretanto, mesmo com estes pontos negativos, é sempre possível minimizar os efeitos e aprender a lidar com a realidade nada fácil de ser um DV. Como sempre faço, apresentarei as ferramentas que utilizo diante de cada situação, visando ajudar as pessoas que passam pelas mesmas coisas e mostrando o lado positivo dos momentos difíceis e constrangedores.
e, pra quem está curioso e nunca ouviu falar no filme mencionado, fica a dica: assiste porque vale muito a pena e faz a gente ver que cada emoção tem a sua função e sua relevância….💙😚! bora começar!
“…. E entender que ela mora no caminho e não no final; É que a gente quer crescer, e quando cresce quer voltar do inicio….”
Ansiedade: comer fora de casa e conhecer espaços novos. Sim, comer é algo tenso! fora de casa, então, causa ansiedade na 10ª potência!😳! E não estou falando das questões de etiqueta, como cotovelos em cima da mesa ou se perder com os talheres errados. É o processo de comer, mesmo! Cortar pedaços de tamanho aceitável para levar até a boca, seja de carne ou pizza, sem parecer um ogro, comer certos tipos de saladas, como alface ou agrião, prendendo-os direitinho no garfo, não saber exatamente o que está sendo servido e como os pratos estão colocados na mesa, o que facilita acidentes, como derrubar pratos e copos virar bebidas nas pessoas ou na mesa, enfim, questões voltadas à visão. A solução, aqui, é a boa e velha comunicação! Perguntar como e onde os pratos, panelas, travessas, talheres, copos, guardanapos e temperos estão distribuídos na mesa, como a comida no prato está disposta, tipo arroz do lado direito e carne do lado esquerdo, por exemplo, pedir para alguém te servir a comida e a bebida, sempre colocando a tua mão onde exatamente o prato e o copo estão, são atitudes que evitam acidentes e facilitam o teu conforto. Certamente, essas boas ações não serão problema nem pro garçom nem pra pessoa que está contigo.
Outra coisa bem importante, é tu dizeres que tem deficiência visual. Além de quebrar o gelo, esta informação te dará mais tranquilidade e fará com que a pessoa te ajude e não te atrapalhe. Quanto às questões práticas, usar a faca tocando o garfo para perceber o tamanho do pedaço ou a quantidade da porção de comida é uma estratégia que evita vexame e dá um toque de elegância.
No quesito espaços novos, como quartos de hotel, casas alugadas, casa nova de alguém, o caminho é o mesmo: pede para pessoa que está contigo te descrever o local, andando contigo pelo espaço e pelas peças, explicando e fazendo tu tocares nos móveis e possíveis obstáculos. Esta é a forma mais eficaz de te proporcionar mais segurança, autonomia e tranquilidade.
Independentemente do uso contínuo da comunicação, a ansiedade sempre vai surgir. O segredo é saber lidar com ela e administrá-la pra que ela não te deixe mais inseguro e tenso. O negócio é ter calma, respirar nos momentos mais difíceis e pedir ajuda para não se colocar em risco. É preciso lembrar que pressa e atucanação não combinam com deficiência visual!
então, bora controlar esta ansiedade, queridinho!🤔🧡😐 A propósito: "Atucanação" é uma gíria usada em algumas regiões do Brasil, especialmente no sul, para se referir a um estado de agitação, estresse ou confusão mental. É quando uma pessoa está muito preocupada ou sobrecarregada com várias tarefas ou problemas ao mesmo tempo, resultando em desorientação ou irritabilidade. A palavra é derivada do verbo "atucanar," que significa incomodar, perturbar ou causar preocupação excessiva.








Comentários