top of page

E agora? Socorro!!😫😖😱😨🆘🆘‼️⚠️!

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 7 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura


mulher desesperada tentando chamar socorro com dois smartphones .
Mulher desesperada tentando chamar socorro. Foto Gerada com IA.

Dedico o mês de junho às emergências que acontecem conosco ou com quem mora ou está com a gente…. Situações como mal-estar, crises de dor ou febre, acidentes domésticos, como queimaduras e quedas são bem desagradáveis e, normalmente, nos pegam de surpresa e nos momentos mais impróprios.

Se este tipo de coisa já é complicado pra quem enxerga, imagina como é pra quem é DV! Ainda mais Quando estamos sozinhos Com a pessoa em questão ou quando o episódio é conosco e estamos sozinhos em casa! É desespero na certa!😰😓🤯!

Já escrevi aqui no blog sobre a importância de nos apropriarmos das saídas de emergência de vários estabelecimentos e sobre como agir em situações de perigo, mas, achei imprescindível trazer o tema da emergência com o foco na saúde. Infelizmente, este tipo de imprevisto acontece e não escolhe só pessoas sem deficiência….

Penso que é fundamental estarmos preparados e saber como agir diante de qualquer emergência de saúde, pois, a maior parte apresenta sinais visíveis, como mudança na aparência da pessoa, seja com enrijecimento de músculos e membros, cor amarela ou muito branca, expressões faciais de dor, movimentos estranhos, enfim, características que fazem com que a gente perceba que a pessoa não está bem, mesmo que, às vezes, ela diga que está tudo bem só para não nos preocupar.

E é aqui que temos um baita problema: como o deficiente visual pode fazer para ajudar uma pessoa que está mal de forma rápida e funcional? Seguem as minhas dicas pro DV buscar ajuda urgente pra si ou qualquer outra pessoa. Bora lá!🤩


“…. O telefone que toca, eu digo alô sem resposta, mas não desliga escuta o que eu vou te falar….”


Primeira coisa: salva no teu telefone, todos os contatos de emergência que tu tem acesso ou direito. Atendimento emergencial de convênios de saúde, o teu e das pessoas próximas a ti, contatos dos bombeiros e da polícia, telefones de emergências de saúde pública, profissionais e estabelecimentos de saúde que já acompanham o paciente, e até contatos de Seguros e auxílio funeral.

Esta é a principal ação preventiva que tu pode executar. Prevenção é o nome e o sobrenome desta pequena e fundamental tarefa!

Nós, DV’s, nos sentimos muito mais seguros e tranquilos quando nos apropriamos de espaços ou situações antes de vivermos as experiências relacionadas a eles. É evidente que nunca estamos preparados para lidar com o medo e a preocupação que as emergências de saúde trazem, mas, só o fato de sabermos a quem recorrer nos dá um pouco de conforto.

Segunda coisa: ter sempre contatos de motoristas de táxi e aplicativos de transporte, de confiança, também é bem importante. Pode ser que em alguma situação emergencial não tenhamos tempo de chamar um socorro, tendo assim, que levar a pessoa até o hospital.

Terceira coisa: é imprescindível que as pessoas que moram ou convivem muito com o DV compartilhem os contatos de emergência com ele, pois, às vezes, os contatos fundamentais relacionados à saúde destas pessoas estão salvos nos contatos dos seus respectivos telefones, o que prejudica a prestação de ajuda necessária.

Isto porque os telefones de quem não enxerga são adaptados com a acessibilidade de voz, única ferramenta que possibilita a leitura de tudo o que há armazenado nele. Portanto, não existe a possibilidade do DV conseguir encontrar qualquer tipo de informação em qualquer telefone, exceto o dele mesmo.

Então, gente…. Bora conversar sobre este assunto Que, apesar de desagradável e bem pesado, é de extrema importância e pode fazer muita diferença no pedido e obtenção de ajuda competente e eficaz. 😏😙 #EmergênciasDeSaúde #DeficiênciaVisual #DicasDeSegurança #Preparação #AjudaUrgente

Comments


bottom of page