Como o contraste pode ajudar no cuidado com a visão?
- Camila Monteiro
- 1 de mar.
- 2 min de leitura

“…. onde queres prazer, sou o que dói, e onde queres tortura, mansidão, onde queres um lar, revolução….”
Contraste: na minha opinião e na minha experiência, o contraste é o recurso mais eficaz para quem tem baixa visão, pois ele garante quase zero chance de confusão na hora da leitura e da escrita.
Para quem não sabe, o contraste é uma combinação de duas cores que se destacam uma da outra. As mais utilizadas e conhecidas são as de fundo branco com a fonte preta, como as que encontramos em livros físicos e e-books, campos de texto das telas de computador e bloco de notas do celular, e as de fundo azul-marinho com letra amarela, mais vistas em apresentações formais de PowerPoint. Também existe a combinação de fundo preto com a fonte amarela, porém, esta é menos conhecida e outra forma de apresentação em lâmina.
Aí, vem a pergunta: por que a fonte é amarela e não branca quando o fundo é azul marinho ou preto? Seria o lógico, já que, quando o fundo é branco, a fonte é preta. Acontece que, a fonte branca tem um brilho que a amarela não tem. Isto causa desconforto e não leva ao resultado que a fonte amarela leva. Esta cor faz com que a leitura aconteça com mais segurança e sossego pros olhos, sem a sensação de estar olhando diretamente para o Sol.
O principal benefício do contraste é, justamente, esta diferença gritante entre o fundo e a cor da fonte. Quanto maior for esta diferença, maior será a capacidade de identificar com mais facilidade e certeza qualquer texto. E, além de ter este sucesso com quem enxerga pouco, este recurso proporciona um descanso e um alívio para os olhos de quem enxerga. Por isto, sugiro que os videntes de plantão façam o teste.
Eu garanto que vão sentir a diferença e vão começar a usar o contraste na rotina como forma de relaxamento visual. Para acessar o contraste, é só modificar o pano de fundo no momento da digitação, na parte de ferramentas, na tela do computador, e, quando estiver digitando no bloco de notas do celular, o acesso pode ser feito na barra inferior da tela.
Outra coisa legal do contraste é que é um excelente recurso que pode ser feito de forma caseira e lúdica. Para quem tem filhos ou alunos com deficiência visual baixa visão, é interessante montar jogos e até sinalizações nos quartos e nas peças da casa com contrastes feitos de papel, como cartolina, por exemplo. Trabalhar os conteúdos vistos na sala de aula regular dentro da sala de recursos com o contraste,
Permitindo que o aluno leia e escreva tendo esta ferramenta como facilitadora, seja no computador ou em folhas especiais com canetas também especiais, tipo luminosas, é uma tarefa estimulante e promove a aprendizagem.
O ideal é que sempre se tenha contato com formas de estímulo e sempre se promova a busca pelo máximo de autonomia possível, facilitando este caminho com os recursos que já existem. e, no caso dos videntes, fica de novo a dica: cuidem e descansem a visão. O contraste é um bom caminho para isto.
Comentarios