top of page
  • Foto do escritorCamila Monteiro

Do limão, uma limonada!🍹🥤🍋🫗🍵

Dedico o mês de agosto à pessoas de garra e que são exemplos de força e coragem, que tiveram suas histórias contadas nas telonas…. Ver um bom filme é sempre animador, e, quando sabemos que o que tá sendo contado realmente aconteceu, tudo fica ainda mais interessante, né? Apesar de ter sido difícil escolher os 4 que comentarei aqui, já que são tantas produções fantásticas inspiradas em seres humanos brilhantes, acredito que fui justa nas decisões.

Por quê? Vejamos: as atuações renderam previsíveis e merecidíssimas 7 vitórias das 20 indicações ao Oscar nas principais categorias (Melhor Ator e Atriz, Atriz Coadjuvante, Roteiro, Filme e Diretor). Elas se referem à 1 defensor de si mesmo e de suas próprias teorias, 1 ganhador de Prêmio Nobel, 1 pioneira na luta pelo direito de ser quem quiser ser e 1 guerreiro incansável na busca por uma vida melhor pra família…. Boas e belas razões, não?😉😌🥰.

Vamos aos títulos, então, porque, uma das formas mais eficazes de analisar a vida e aprender importantes lições é vendo um filme lindo e de conteúdo!😍🧐🤔!



“Pouco pra mim é nada, tudo pra mim não basta….”


Cena do filme  Teoria de Tudo com Eddie Redmayne e Felicity Jones. Ela tirando uma folha numa máquina de escrever e ele com olhar admirado.
Eddie Redmayne e Felicity Jones interpretam o casal Hawking no filme "A Teoria de Tudo"

A Teoria de Tudo, com título original “The Theory of Everything”, de 2014, inicia a lista. O filme conta a história do genial Físico britânico Stephen Hawking, que, além de deixar um grande legado nas áreas da Física e da Astronomia e questionar suas próprias teorias, desafiou a Medicina, vivendo 52 anos a mais do que o previsto, após ser diagnosticado com E.L.A, Esclerose Lateral Amiotrófica. A doença, que é degenerativa e causa perda progressiva dos movimentos, incluindo a deglutição, foi descoberta por Stephen quando tinha 21 anos ao apresentar fraqueza e um episódio de queda, e, juntamente com o diagnóstico, recebeu a notícia de que, devido à gravidade e rapidez da evolução do quadro, teria, apenas, mais 3 anos de vida.

Com o Mestrado recém iniciado na Universidade de Cambridge e um relacionamento amoroso à vista com a doce e determinada Jane Wilde, o Físico se abala, porém, sente-se aliviado ao saber que seu instrumento de trabalho e sua maior paixão, a mente, não é afetada. Ele prossegue com sua pesquisa sobre o Buraco Negro e sua conexão com a Física Quântica, hipnotizando todos a sua volta com seu vasto conhecimento e empenho e com sua inacreditável resiliência e vontade diante de sua degradação motora cada vez maior e mais constante. Além disto, deixa-se envolver e casa-se com Jane, com quem constrói uma linda família e em quem encontra consolo, afeto, companheirismo e apoio nos melhores e piores momentos de sua vida.

Baseado no livro de mesmo nome, escrito por Jane, que conta sua história com Hawking em detalhes, o filme não consegue contemplar boa parte da trajetória do Físico, porém, apesar disto, mostra muito bem seu brilhantismo profissional e toda a sua luta por recursos e ferramentas pra facilitar sua readaptação, mesmo que minimamente. Sem contar a incansável persistência, paciência e garra de Jane, que é a responsável pela rotina da casa, dos filhos e do marido, buscando sempre descobrir novas formas de melhora da convivência de Stephen com sua mobilidade mais falha a cada dia.


Os verdadeiros Stephen e Jane participaram da construção do roteiro e auxiliaram o elenco pra que a história fosse encenada o mais real possível. O Físico faleceu em 2018, aos 76 anos, e, embora nunca tenha conseguido comprovar sua teoria, a defendeu e buscou sua veracidade até o fim.

Eddie Redmayne e Felicity Jones interpretam o casal Hawking lindamente e, devido ao show de atuação, receberam indicações aos Oscars de Melhor Ator, o qual foi ganho, e Atriz, além de levarem os Globos de Ouro nas mesmas categorias. O longa também foi indicado aos prêmios de Melhor Direção, Filme e Roteiro Adaptado, mais razões pra assisti-lo….

Um exemplo de resiliência, vontade de fazer a diferença e seguir em frente independente dos obstáculos e coragem pra defender o que se acredita, A Teoria de Tudo merece nossa atenção! No ar nos catálogos da Netflix e Amazon, na programação da Net TV à Cabo e da TV aberta, então, partiu filme sensacional!😉😺🤓😶‍!

Você pode assistir o filme "A Teoria de Tudo" em diversas plataformas de streaming por assinatura, aluguel ou compra. Mais informações em Just Watch: https://www.justwatch.com/br/filme/a-teoria-de-tudo

Aproveito para te indicar o meu Canal do Youtube: "Tu, viu?". Você pode assistir o vídeo que eu falo de como o Deficiente Visual se vira com tecnologia.




9 visualizações0 comentário
bottom of page