“…. De um lado pro outro, mudando de lado, de dentro pra fora, de fora pra dentro, vai….”
- Camila Monteiro
- 12 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2021

Ah! A hora de indicar e mostrar lugares, direções, objetos ou qualquer detalhe de qualquer coisa ou pessoa pra um DV, dificilmente, é clara, e, por isto, irrita muuuuuiiiiittttttooooo!😳🤬🤯! É simples: quem é DV, ou não enxerga, ou enxerga pouco, logo, precisa de orientações bem específicas quando o assunto é localização…. 🤨🙃😎. Isto significa que informações do tipo “vai por aqui”, “o fulano fez a tatuagem aqui”, “ela foi ali”, “assina aqui na linha”, “tô com dor aqui em cima”, “olha ali, que lindo!”, não nos ajudam e nos deixam perdidos.
Portanto, façam direitinho, meus queridos!🧐😣! Detalhem: “vai reto e, quando acabar a parede, dobra à direita”, “o fulano fez a tatuagem no ombro esquerdo”, “ela foi na loja ali na frente”, “assina aqui onde eu pus o teu dedo e segue na direção dele”, “tô com dor atrás do joelho direito”, “na nossa frente, tem algo lindo: 2 passarinhos na sombra da árvore”…. Não se esqueçam que é através da descrição dada por quem tá conosco que a gente consegue enxergar ou complementar a baixa visão….
E claro: tu, DV, solta a língua, sem medo ou vergonha, perguntando o que tu precisa saber, esclarecendo tuas dúvidas pra que tu tenha segurança, entendimento total da situação e tranquilidade. Lembra sempre que, mesmo que a gente precise e dependa de ajuda, a responsabilidade de esclarecer e ter certeza sobre o que nos é informado é nossa, então, não tira conclusões ou te arrisca sem estar 100% seguro! Com todos fazendo sua parte, essa fonte de irritação será extinta, se Deus quiser!🤩😣🤗😙
Comentarios