Como entender a importância de pedir ajuda?
- Camila Monteiro
- 24 de jun.
- 2 min de leitura

“Maria, Maria é um Dom, uma certa magia, uma força que nos alerta….”
Pedir ajuda: eita, coisinha simples bem difícil! São três trabalhos: perceber que não conseguimos sozinhos, preparar o cérebro para tomar a atitude de pedir a ajuda que precisamos e pedir a ajuda. Normalmente, este processo é muito mais penoso para quem se acha mais independente, dono de si, e até, às vezes, onipotente. Mas, lhes digo, com muita propriedade, que não importa o quanto a gente se ache tudo isto aí; sempre, mesmo que seja só um pouquinho ou em uma área da vida, vamos precisar de ajuda, e, por isso, precisamos aceitar esta realidade.
Seja um conselho, um apoio, um ouvido ou uma palavra amiga quando não estamos bem, ou quando estamos em dúvida, seja um empréstimo por problemas financeiros, seja um suporte familiar ou de algum amigo com relação há algum problema grave ou imprevisto, seja um simples favor. Uma hora, acontece. No meu caso, foi a deficiência visual. E, no meu caso, eu também era independente, me achava dona de mim e até, às vezes, me considerava alguém onipotente.
Meu maior engano!! Como já falei, diversas vezes, tanto aqui quanto lá no Canal, fui perdendo a visão gradativamente, o que me fez praticar, e muito, a atitude de pedir ajuda. Desde solicitar detalhes de um ambiente pouco iluminado, avisos de mudanças de lugar de móveis e objetos em geral, alertas sobre obstáculos diversos nas ruas e calçadas, até as coisas mais simples possíveis, como atravessar a rua, cuidar pessoas e pequenos animais na minha frente, descrição bem específica de ambientes, como banheiros, mesas de jantar e a disposição dos utensílios e comidas com bebidas, além de como a comida está colocada no prato. Imaginem como a minha vida mudou com este Combo e, consequentemente, eu mudei. Uma mudança forçada, confesso, além de não desejada, mas, que me fez ver o quanto é libertador perceber que pedir ajuda não é fraqueza, é sinal de que não se está só.
Acredito que esta é a minha maior transformação como ser humano que a deficiência me proporciona, todos os dias: mesmo ela sendo um saco, difícil, cansativa, injusta e triste, em muitos momentos, ela nos permite ser mais humildes, mais empáticos, conscientes de que não somos donos de nada nesta vida, de que, apesar de lutarmos pelo máximo de autonomia possível, sendo DV ou vidente, e nos considerarmos independentes, não teremos 100% de independência, já que, não podemos controlar as imposições da vida, o que ela nos reserva, de bom e de ruim.
Então, partiu se desprender da sensação e da ilusão de que podemos fazer tudo sozinhos, de que não precisamos de ninguém pra conquistar qualquer coisa que quisermos…. Sempre que sentir a necessidade de pedir um socorro, uma mão amiga, Bora pedir! Resistir a esta realidade só vai trazer prejuízos pra ti, que é quem mais está fragilizado! Como entender a importância de pedir ajuda?
Yorumlar