“…. Não quero luxo nem lixo, meu sonho é ser imortal, meu amor….”
- Camila Monteiro
- 10 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Lidar com cartões de crédito e débito exige atenção e convicção pra não termos surpresas desagradáveis, como falência, por exemplo 🤣😞😟. Quem é DV precisa ter cuidado e precisão ao identificá-los e guardá-los, pra não haver danificação e dúvidas. Como têm, basicamente, o mesmo tamanho e formato, é fundamental facilitar a identificação pra não errar e não ultrapassar limites do orçamento. Guardar cada um deles em lugares estratégicos, de difícil esquecimento, como numa pasta de documentos, gaveta de roupas, porta-jóias, compartimentos das bolsas ou carteiras ajuda muito. Organizar por ordem crescente ou decrescente de uso, por valor de limites de compras disponíveis ou por bandeiras, dependendo de quantos cartões tu tem e da frequência que tu usa também é uma tática que funciona bem.
Outra coisa que nós, DV’s, temos que cuidar é a hora da compra: levar o cartão em um compartimento da carteira ou da bolsa ou num bolso o mais justos possível, pra não arriscar perder, ainda mais atualmente, que podemos pagar por aproximação. Assim, facilita a ação de quem o pega perdido por aí, causando um baita transtorno….😔🧐🫢. Nesta hora, também precisamos nos atentar ao modelo de maquininhas que o estabelecimento disponibiliza. Sempre pergunta se é o de teclas táteis, as que apresentam 1 número em cada uma, sendo, assim, possível diferenciar uma da outra, ou se é o de “touch-screen”.
Se for o 1º, o processo fica mais seguro por conseguirmos ter certeza ao digitarmos a senha. Mas, caso o modelo seja o 2º, não aconselho a compra se tu estiver sozinho e não for cliente do local. Este tipo de maquininha não nos dá nenhuma referência pra digitar qualquer coisa, o que nos obriga a pedir pra alguém fazer por nós. Por isso, sugiro, de novo, a fidelização a lojas e serviços pra tu ter mais confiança e tranquilidade no atendimento. Claro que a maioria dos trabalhadores que atua com o público é séria e honesta, porém, é bom exercer a precaução, já que, infelizmente, podemos nos cruzar com “espertinhos” pelo caminho…. Logo, prevenção é primordial!🫢😐😦😮🤩
O Dia dos namorados está aí, então aproveita e vai lá no meu Canal do Youtube e confere as minhas dicas de Como é o Namoro para o Deficiente Visual.
Comments