top of page

…. Eu quero ver você, ficar no meu lugar, eu quero ser você, ficar no seu lugar….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 30 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Imagem de uma ginasta em uma parada técnica em diagonal com braços abertos, joelho direito no piso e na ponta do pé esquerdo.
Imagem de uma ginasta em uma parada técnica , em diagonal, com braços abertos, joelho direito no piso e na ponta do pé esquerdo. Como narrar uma imagem como bela sem descrição da beleza, ainda mais para quem não enxerga.

Uma das coisas mais irritantes é não ter acesso à informação principal ou completa!🤯🤬! Sei que, neste mês, falo sobre este fato em todos os posts, mas, o que relato neste, que é o último do ano, é beeeeemmmmmm específico….😡. Quando um DV assiste a programas de um só tema, como viagens e esportes, ele sofre muito. Normalmente, os apresentadores destes programas detalham uma boa quantidade de imagens e dados, entretanto, ainda é preciso melhorar a comunicação.

Por exemplo: falar, e não só pôr escrito na tela, o nome dos locais em questão, seus respectivos endereços e preços, quando se trata de viagem. Na narração de eventos esportivos, o movimento que o atleta faz precisa ser descrito com o máximo de detalhes, já que, não basta só falar seu nome, qual local representa e qual sua pontuação ou colocação. Estes cuidados são fundamentais pra acessibilizar o que não enxergamos, porque, não dá mais pra aguentar falas como: “Aqui, em Paris, o Museu Rodin é menos visitado do que outros museus, o que é uma pena, pois tem uma bela arquitetura,….”( aí, enquanto passa o tempo do programa, o preço da entrada, endereço, horários e as estações de metrô próximas aparecem escritos) ou “Brasil se apresenta na Ginástica Rítmica com uma coreografia linda, com bastante dificuldade, depois de uma má pontuação nas eliminatórias,….”(neste decorrer, a coreografia acontece, com seus detalhes e características)! Por favor!🤨😛😤!

Usar o tempo pra informar o que importa mais é a solução, pois é muito mais fácil registrar o que um programa mostra do que procurar por conteúdos que já foram passados e não foram entendidos, simplesmente, por terem sido mostrados em texto…. A decoração de um museu é relevante, mas quando tá aberto, quanto é o ingresso e onde ele fica é bem mais, assim como, na apresentação das gurias, os seus passos e os instrumentos usados é o que se quer ouvir, e não se foram mal antes. Então, bora facilitar as coisas e fazer acontecer essas pequenas mudanças!!😜😁😏



Um 2022 repleto de saúde, sucesso, serenidade e alegrias pra vocês e suas famílias, meus queridos! Que a acessibilidade e a inclusão verdadeiras sejam vivenciadas e que este desejo seja nosso! Beijo grande!🤩😆😘😚

Comments


bottom of page