top of page

“…. Você foi o melhor dos meus erros, a mais estranha história….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 13 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Um cadeirante e um outro homem sentados em uma sala de cinema.
Espaços PCDs não são somente para cadeirantes, mas para outras pessoas com deficiência.

Vou direto ao ponto: pessoa com deficiência não se resume à pessoa cadeirante, ok?🦻🏻👨🏽‍🦽👩🏿‍🦯🦿🦾🧠🧏🏾🧑🏻‍🦼…. Óbvio? Sim, “sóquenão”!🙅🏼🤦🏻‍♀️! Este erro é bem comum e só tem uma forma de corrigí-lo: com informação! E não tô falando de estudos profundos, tipo saber o máximo de detalhes sobre sintomas e tratamentos de cada tipo de deficiência…. Tô falando de, minimamente, saber que PCD pode ser, sim, termo de referência à pessoa cadeirante, mas, também, às pessoas DV’s, deficientes auditivos, intelectuais e físicos.

Este conhecimento básico deve ser pré-requisito na contratação e permanência de funcionários de Produtoras e Empresas da área do Entretenimento, pois, é através dele que temos sucesso, ou fracasso, na compra de ingressos de shows e espetáculos, em geral…. Vou compartilhar um exemplo bem desagradável que vivi: eu e meu namorado fomos a um show em um Teatro, em Porto Alegre, pro qual compramos os ingressos pela internet, com lugares marcados. Como PCD’s e acompanhante têm direito à 50% de desconto, ao efetuarmos a compra, selecionamos a opção PCD, mesmo não tendo opções com as deficiências especificadas.

Apesar de estranharmos e não constar nenhum meio de contato pra esclarecermos se era assim mesmo, finalizamos a compra e imprimimos os tickets. Chegando lá, fomos encaminhados pros nossos assentos…. Aí, a surpresa: eram 2 espaços pra pessoas cadeirantes!!🙀🙀🙀! Ao explicarmos a situação pra uma das funcionárias da Produtora, ela foi categórica: “PCD é cadeirante, esta é a informação que nos passaram”. Expus pra ela que PCD não era só este caso, e, como mais 2 pessoas DA’s enfrentaram o mesmo problema, ela nos encaminhou às poltronas, e, ao me entregar os ingressos novos, ainda disse: “vê se, da próxima vez, tu compra certo, tá guria?”…. Pode?!

A errada era eu, e não ela nem a Produtora, ambas mega desinformadas!🫤😯🙄🤥! Então, partiu corrigir estes erros, preparar os profissionais e focar no respeito, bom senso e na empatia verdadeira, Produtoras queridas! E tu, PCD que se sentir lesado, como eu me senti, reclama, assim como eu fiz. Desta forma, nos defendemos e colaboramos pras mudanças necessárias pro alcance da real acessibilidade!😣😏🤩

Comments


bottom of page