top of page

“…. mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 16 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura


ree
"BETINHO: NO FIO DA NAVALHA" - Foto: Divulgação/ GloboPlay

Betinho: No Fio da Navalha: série com uma temporada de oito episódios, 2023.


Ativismo, coragem e empatia são as palavras que definem esta história.


 Uma produção GloboPlay, em parceria com a Afroreggae, a série conta a história de vida do Sociólogo e Ativista Herbert de Souza, conhecido como Betinho. Betinho Sempre foi apaixonado pelo país e, como Sociólogo, lutava e defendia a Democracia e a igualdade de direitos, especialmente, com relação ao combate à fome. Além destas bandeiras, Betinho foi ativista pioneiro no combate contra o preconceito a portadores do vírus HIV, já que, tanto ele quanto o seus dois irmãos, Chico Mário e Henfil, eram soropositivo devido à hemofilia.

Como esta doença causa distúrbios graves na coagulação do sangue, provocando hemorragias intensas, os três irmãos se submetiam à constantes transfusões de sangue, as quais não passavam por nenhum tipo de teste ou fiscalização, negligência muito comum durante boa parte da década de 80. Esta falta de cuidado e total irresponsabilidade fez com que várias pessoas fossem infectadas, dentre elas, os três irmãos.

Eles descobriram a doença em 1986, e, logo após a notícia, Betinho idealizou e criou a ABIA, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, tendo como maior objetivo informar e mapear a quantidade de pessoas infectadas, fornecer conteúdos a respeito da doença, promover o conhecimento sobre o tema, criar políticas públicas para a melhoria da saúde das pessoas infectadas e conscientização para maior prevenção, tudo para combater o preconceito e ajudar os portadores do vírus e suas famílias. Betinho presidiu a Associação até 1997, ano em que faleceu, aos 61 anos, nove anos após o falecimento dos dois irmãos.

Além desta grande empreitada, ele mobilizou milhares de pessoas e governantes, conscientizando-os a doar alimentos e incorporar estas doações nas suas rotinas, fazendo com que espalhassem e incentivassem este hábito, imprescindível no combate à fome.

A série é linda, muito fiel à época, apresentando cenas reais cedidas pela família, tornando toda a história ainda mais emocionante. As atuações são fantásticas e merecem o reconhecimento: Júlio Andrade interpreta Betinho, Ravel Andrade, irmão de Júlio, interpreta Chico Mário, e Humberto Carrão interpreta o Cartunista Henfil. Um banho de brilho e luz! E a produção tem como grande colaborador o filho de Betinho, Daniel de Souza, o que prova que a história é super fidedigna.

Assistir a esta série nos dá a oportunidade de ver a acessibilidade que adquirimos quando zeramos qualquer tipo de preconceito, quando nos apropriamos das coisas antes de formarmos opinião ou lutar por alguma causa, quando enxergamos o todo e não só uma parte. Todas as vezes que todas as pessoas têm seus mínimos direitos garantidos, todos nós ganhamos. Respeitar o próximo e fazer a nossa parte para termos um mundo melhor é a maior acessibilidade que podemos proporcionar.

Bora assistir Esta história maravilhosa!😚






 
 
 

Comentários


bottom of page