top of page

“…. Já não importa quem errou, o que passou, passou….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 10 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Mulher sentada no chão do quarto, com o queixo apoiado no joelho, pensativa e triste
O que passou, já passou. É preciso aproveitar o agora.

Aqui, mais uma comparação que arrasta o DV pro abismo e que consegue ser pior do que a anterior: comparar a visão atual com a antiga e, consequentemente, a vida quando se enxergava com a vida sem visão…. Quem se torna DV com o tempo, como é o meu caso, sabe que este tipo de comparação é comum e muuuiiiittttoooo cruel. É óbvio que enxergar faz a rotina ser mais fácil e rápida na execução de tarefas e na percepção do que nos rodeia…. Entretanto, de nada adianta esta atitude: não faz a nossa visão melhorar ou voltar, tortura nossa mente, causa ansiedade e angústia, além de trazer raiva, sofrimento, dor e tristeza, nos paralizando e nos impedindo de seguir em frente.

Sendo assim, sugiro que tu pare com esta comparação destrutiva e inútil!✌🏻👌🏻! É fato que ser DV é chato, injusto, triste e beeeeemmmmm cansativo, mas, apesar de não ter solução nem possibilidade de melhora, pelo menos, na maioria dos casos, não é o fim do mundo nem da vida! É claro que enxergar é bemmmmm melhor do que não enxergar, mas, ter visão não é o mais importante nem o caminho pra felicidade completa…. Já enxerguei muito bem, então, sei do que tô falando!😐🫣!

Por mais difícil que seja, e é, é possível se adaptar, aprender outras formas de fazer as coisas, construir ou reconstruir rotinas e hábitos, viver e conhecer tudo usando os outros sentidos, enfim, ser feliz e grato por tudo! Minha dica extra é que, sempre que estes pensamentos traiçoeiros surgirem, foca em outra coisa, imediatamente! Dança, canta, vê TV, lê um livro, procura fofoca na internet, qualquer coisa que te tire da rota da armadilha da comparação….

Como somos humanos, às vezes, nos boicotamos sem dó, mas, reconhecer nossas fraquezas e focar no esforço pra transformá-las em pontos mais fortes também são atitudes que nos fazem humanos…. Portanto, parou a vitimização e partiu viver a vida, convivendo com o que não podemos mudar, sendo flexíveis, camaleões, vendo o lado bom de tudo, sendo gentil e justo com a gente mesmo e tendo fé…. Fé na vida e na nossa total capacidade de fazer do limão várias limonadas e na chance que temos, todos os dias, de sermos felizes!🙂🥰🧡💚💙🤍💛💜🍋

Comentários


bottom of page