top of page

Games para deficientes visuais!

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 8 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 9 de set. de 2023

1, 2, 3 e já!💿⌨️💻📱🕹️🖱️💾📀💽📞🎙️⏱️⏳📼


ree


Novidade no Blog, gente!! A partir de agora, além de falar sobre as minhas percepções e vivências, falarei sobre projetos, ideias e iniciativas que pensem e defendam as Pessoas com Deficiência…. E, Pra começar, Dedico o mês de setembro aos fãs, profissionais e curiosos do mundo dos games. Falando de um projeto que une acessibilidade e videogame! O Eternal Legend disponibiliza áudio guias, esclarecimento de dúvidas e orientações em geral pra acessibilizar os jogos de videogame pro público com Deficiência Visual E, como abrange muitas áreas dentro de um mesmo tema, merece ser admirado e detalhado . Por isto, eu dividi este projeto sensacional em 4 sub temas pra que todo mundo possa entendê-lo melhor e, claro, O mais importante: espalhá-lo para que cada vez mais pessoas tenham acesso a ele! Vamos ao primeiro deles!🤩


“Coisa linda, muito prazer…. Eu cheguei chegando, tô cheio de rima, na boca do povo….”


É com imensa alegria que apresento à vocês o Eternal Legend! Em 2018, jovens DV’s fissurados em videogame e muito incomodados com a falta de acessibilidade nos jogos, criaram este projeto visando facilitar e orientar este momento de Lazer e diversão. O Eternal Legend mostra como os gamers DV’s podem jogar os jogos tão visuais usando somente o tato e a audição, dando dicas Através do site, dos Grupos de Apoio no WhatsApp e Telegram, Do perfil no Discord, do Aplicativo e do Canal no YouTube, sobre os quais vou explicar no decorrer das semanas do mês, aqui no Blog. No site, o qual vocês podem, e devem acessar logo abaixo, no final do post, A gente encontra não só a história do projeto, mas também instruções técnicas, como bibliotecas que possibilitam a acessibilidade nos games e todos os formatos e meios de contato com o Eternal Legend. E, Pra encerrar esse post, Vou falar um pouquinho sobre cada um dos cinco líderes, componentes E colaboradores deste projeto tão especial. Stephanie da Silva Guimarães: Carinhosamente chamada de Tefi,tem 24 anos e nasceu em Ilhéus, BA. É DV total desde os seis meses de vida devido à prematuridade. Apaixonou-se por jogos ainda na infância, primeiramente, com os antigos minigames e, depois, pelos jogos de celular. Em 2022, com a aquisição de seu primeiro laptop, veio o maior aperfeiçoamento sobre games e o projeto de vida de tornar-se programadora e trabalhar com robótica e Inteligência Artificial. Dedicar tempo e trabalho à acessibilidade dos jogos pra que as pessoas com deficiência possam aproveitar com qualidade e total compreensão é seu maior sonho.



Juan Mathews: 19 anos, de São Gonçalo, RJ e, como desde 2009 ama computadores, tornou-se técnico em Informática e é graduando no curso Técnico da Segurança da Informação. Perdeu a visão com 9 anos de idade devido à uma Catarata Congênita da Prematuridade e, desde os 8 anos, é apaixonado por videogame. Com aquisição de seu primeiro celular, em 2012, o sonho de se aperfeiçoar cada vez mais na área da Informática cresceu: Pretende se especializar na área de Análise De Acessibilidade em Jogos.



Bruno Henrique Barcelos: Mineiro de Alvinópolis, 26 anos, graduado em Ciências Contábeis e Professor de Teclado e Canto no CRAS, Centro de referência e Assistência Social da cidade. É DV desde o nascimento devido à Retinose Pigmentar e se interessou por jogos ainda criança, através dos mini games. Logo após, começou a estudar sobre Informática e videogame Com o incentivo e a participação da família. A dedicação maior aos jogos ocorreu quando um amigo próximo lhe apresentou formas de acessibilizar videogames pros DV’s.


Adriano de Araújo Pinheiro Pena: Com 30 anos, do Rio de Janeiro, RJ, e DV total desde os seis meses de vida devido à Prematuridade por causa da contração de Rubéola durante a gestação da mãe. O interesse pelos jogos começou ainda criança, com os mini games, e, com o passar do tempo, só cresceu. Apaixonou-se por videogame quando começou a jogar em família, e, Junto com essa paixão, Em 2006, veio a maior curiosidade e o maior estudo sobre a Informática. A descoberta e o conhecimento adquirido sobre os áudio games como forma de acessibilidade para os jogos fazem com que a sua vontade de reivindicar por esta acessibilidade junto aos Desenvolvedores de Games aumente cada vez mais


David dos Santos Souza: De Irecê, BA, com 24 anos e DV desde que nasceu, se despertou pros Jogos por causa dos mini games. Em função do interesse por computadores e videogames, tornou-se Professor de Informática na ADEVIR, Associação de Deficientes Visuais da Cidade e região.



E, não esqueçam: acessem o site. E Bora espalhar este projeto que ajuda tanta gente!


Acesse aqui pelo link https://eternallegend.github.io/






3 comentários


acessibilidade .gamesbernardes
acessibilidade .gamesbernardes
09 de set. de 2023

Parabéns a todos!

Curtir

Eternal legend
Eternal legend
09 de set. de 2023

Obrigadão pelo carinho, Camila! ❤❤❤❤

Curtir

Eternal legend
Eternal legend
09 de set. de 2023

Obrigado ❤❤❤❤❤❤

Curtir
bottom of page