top of page

“Ema, ema, ema, cada um com seus problema”!

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 6 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Ah... um pouquinho de empatia, por favor?



Imagem de mulher com as mãos tapando os ouvidos
Imagem de mulher com as mãos tapando os ouvidos

Maio é o mês em que falarei sobre os principais obstáculos que nós, DV’s, enfrentamos, quase, ou todos os dias. Deixo claro que são os desafios que me deixam preocupada e ansiosa, mas, mesmo sendo um fato na minha vida, certamente, também são enfrentados por muitas pessoas, sejam elas DV’s ou não!😣😏...

Hoje em dia, a facilidade de inserção de uma pessoa com deficiência no mundo é muito maior do que a que tínhamos anos atrás, e, apesar de inserção estar longe de ser inclusão, que é o correto e necessário, já é melhor que nada!😟😱😆!

A tecnologia e a ação das áreas da Arquitetura e Engenharia nos serviços em geral, na infraestrutura das cidades, os descontos e isenções em transportes, eventos, impostos, a ajuda amiga que sempre vem fácil, a oferta de mais vagas de emprego, enfim, tudo isto é muito bem-vindo e precisa continuar crescendo, entretanto, não exclui a deficiência e os seus percalços, então, queridinho(a): aceita que dói menos! 🤣🤩🙃😃!

Óbvio que essas alternativas amenizam, e muito, as questões negativas que vêm com o pacote, o que nos deixa, ao menos, um pouco mais tranquilos, mas, para te ajudar com aquilo que elas não resolvem, aqui estou! 😄😆! Além de pontuar os problemas, darei dicas sobre como conviver com eles e torná-los menos penosos e estressantes. Vamos lá, então!!😃🤗😄



“... Eu não preciso me posicionar, e nem te convencer... Eu só preciso ser...”



Mulher sentada de costas num gramado ao ar livre, curtindo a luz do sol e a natureza
Mulher sentada de costas num gramado ao ar livre, curtindo a luz do sol e a natureza

Começo o mês falando sobre o que mais me incomoda ao conviver com a deficiência: a falta de privacidade! 🧐😞😭😡! Sendo DV, tive que recorrer à acessibilidade do celular usando o “Voice Over”, a voz que vira tua melhor amiga após a perda da capacidade de leitura com os olhos... Isto é uma maravilha, já que, sem a Luciana, (sim, minha voz assessora tem nome!🤨😏🤩), salvou a Pátria! Porém, como ela lê tudo que \é texto em alto e bom som, exige cuidado com o volume, porque, se tu deixar do normal ao mais alto, quem estiver por perto vai ouvir! Se tu tá com a consciência tranquila, beleza, zero problema e nada a esconder... Agora, tu que tá com segredinhos, fica a dica: a vozinha prioriza o trabalho e não a amizade!🙃🤪😞😫.

Mensagens comprometedoras como: “E aí? Tudo certo pra amanhã?”, “Oi lindão! Louca pra repetir nossa noite!”, “Gata, já cancelou com ele pra nos vermos mais tarde?”, são berradas sem dó nem piedade e aí quero ver como tu sairá dessa situação... Boa sorte!🤣😄!

Outra questão é que, como DV, preciso sempre, por segurança, contar onde e com quem vou. Nada demais, mas não poder fazer algo simples como sair sem rumo, só pra pegar ar em um mau dia, sozinha, sem ter a necessidade de falar pra alguém, seria libertador! É que, pra eu sair pra qualquer lugar sozinha, tenho que montar uma baita logística: ver se os taxistas e aplicativos, meus amigos de confiança, estão disponíveis pra ida e volta, e, mesmo se eu não tô a fim de falar sobre meus afazeres e destinos, azar! Tenho q dizer... Fora o fato de abortar missão caso eles não estejam livres, ainda que eu queira muito ir onde eu iria, até porque não me arrisco sair com motoristas que não conheço!😟🙂😒🙁🤬🤯!

Diante disso tudo, sugiro que, com relação ao telefone falante, tu sempre deixe o fone de ouvido conectado no celular, pois, assim, ninguém ouve a tagarelice eletrônica e tu mantém guardado o que é só teu, expondo se, quando, como e/ou pra quem quiser. Quanto ao teu ir e vir, infelizmente, não tem outro jeito: tem que abrir o jogo! 🤗🙂😱!

E, mesmo que seja um saco, às vezes, vai por mim: é muito mais fácil falar pra onde tu vai do que encontrar alguém confiável e bom com quem tu possa transitar pra cima e pra baixo de forma segura. E, se tu precisar de discrição, vale pedir, porque os teus condutores são amigos queridos e preciosos!😉! Acho fundamental esclarecer: minha intenção aqui não é estimular mentiras, vida dupla ou omissão! Naaadddaaaa a ver! 🤪!

Não faço isso, portanto, não defenderia algo que não concordo! Só acredito que ter privacidade é um direito de todos, e, não é uma deficiência que vai nos tirar este direito! O mau ou o não funcionamento dos olhos dificulta a preservação da nossa intimidade, mas cabe a nós mesmos a condução desse problema, tornando-o mais leve e maleável... O negócio é seguir em frente, ser dono de ti e fazer que tua vida seja plena e da tua conta! 🥰☺️!

Comentários


bottom of page